sexta-feira, 4 de julho de 2008

Os desafios do dia-a-dia

Os desafios do dia-a-dia


Luiza Maria Grahl

Sabemos que no dia-a-dia nossas tarefas e dificuldades são tantas que muitas vezes, deixamos de lado a demonstração de afeto para com nossos educandos. Lembramos de cobrar, exigir, (o que, é claro, também faz-se necessário) e ocultamos nossas manifestações de carinho. Sendo que a afetividade é fundamental para o desenvolvimento da auto-estima.

Mas, como nos preocupar com a auto-estima de nossos educandos. É necessário, em primeiro lugar, que sejamos pessoas confiantes. Então, estaremos iniciando um trabalho para desenvolver o mesmo sentimento em nossos educandos.

Estar de bem consigo mesmo, acreditar no seu potencial são sentimentos necessários para o desenvolvimento de cidadãos críticos e participativos. Portanto, se queremos uma sociedade com pessoas atuantes, devemos repensar a Educação, e principalmente, nossos atos em sala de aula. O gesto do professor é muito significativo para os alunos. Um simples gesto pode trazer confiança ou desconfiança para as atitudes discentes.

Faz-se necessário criarmos um ambiente favorável para várias demonstrações de carinho, afeto, flexibilidade (dentro dos limites) e amizade. E assim, estaremos facilitando o desenvolvimento de uma sociedade autônoma e confiante pela busca de melhores dias.

Um comentário:

ROSANI GEOGRAFIA EEB. Hercilio Deeke, Blumenau, SC. disse...

A afetividade é ferramenta importante para motivar os educandos para a aprendizagem. O envolvimento afetivo desenvolve as habilidades cognitivas, deixando-os aptos para a construção de conceitos e saberes científicos. (Rosani,04/08/08)